Sintomas e Estágios da DH

Sintomas e Estágios da DH

Sintomas

A DH caracteriza-se por uma combinação de alterações, sendo a mais evidente a coreia (coreia  é derivado da palavra grega choreia, que significa dança, e refere-se aos movimentos involuntários). Por isso, por muito tempo a DH foi chamada de Coreia de Huntington, mas hoje sabe-se que a coreia é apenas um dos sintomas da DH.

Essas alterações são:

  • Motoras (movimento)
  • Comportamentais (estado de humor)
  • Cognitivas (raciocínio)

Os sintomas da DH podem variar em extensão, gravidade, idade de manifestação e taxa de progressão de pessoa para pessoa, inclusive entre membros da mesma família.

Para alguns, os movimentos involuntários podem ser proeminentes mesmo nos estágios iniciais. Para outros, eles podem ser menos evidentes e sintomas emocionais e comportamentais podem ser mais óbvios.

– Sintomas Emocionais / Comportamentais:

Depressão, irritabilidade, ansiedade e apatia são frequentemente encontrados na DH. Algumas pessoas podem apresentar depressão por um período de meses ou mesmo anos antes que isto seja reconhecido como um sintoma inicial da DH. Mudanças comportamentais podem incluir explosões agressivas, impulsividade, mudança de humor e afastamento social. Frequentemente, traços de personalidade existentes serão exacerbados pela DH, por exemplo, uma pessoa que tinha tendência a ser irritável, irá se tornar ainda mais irritável. Psicose e outros problemas psiquiátricos sérios são incomuns, mas também podem ocorrer na DH.

– Sintomas Cognitivos / Intelectuais:

Mudanças intelectuais leves frequentemente são os primeiros sinais de perturbação cognitiva. Elas podem envolver habilidade reduzida para organizar assuntos de rotina, ou para lidar com situações novas. A memória também pode ser alterada de alguma maneira. As tarefas de trabalho tornam-se mais difíceis.

 – Sintomas Motores:

Os sintomas físicos podem, inicialmente, consistir de inquietação, contrações musculares ou agitação excessiva.  A escrita pode mudar e “caretas” podem aparecer. As habilidades do dia-a-dia envolvendo coordenação e concentração, tal como dirigir, tornam-se mais difíceis.

Esses sintomas iniciais evoluem gradualmente para movimentos involuntários (coreia) mais marcados da cabeça, tronco e membros – que frequentemente levam a problemas para andar e manter o equilíbrio. Os movimentos em geral tendem a aumentar durante esforço voluntário, stress ou excitação, e diminuem durante o descanso e o sono.

Com a progressão da doença, os movimentos vão se tornando mais lentos, assumindo um caráter de torção ou mesmo de posturas fixas (distonia).

Especialmente nas fases mais avançadas, ocorre a bradicinesia, ou seja, todos os movimentos passam a ser extremamente lentos.

Outro sintoma proeminente na DH é a dificuldade na articulação das palavras (disartria), que se apresenta precocemente no curso da doença. A fala torna-se mais lenta ou hesitante, e depois, progressivamente, explosiva, irregular, intercalada por longos silêncios, evoluindo para completa desorganização e mutismo.

Nas fases avançadas da DH, é comum a dificuldade em engolir (disfagia), muitas vezes responsável por eventos potencialmente letais, como asfixia e aspiração de alimentos.

Os sintomas motores da DH são portanto uma mistura de coreia, bradicinesia e distonia, que afetam claramente a postura, o equilíbrio e o andar. 

Estágios do desenvolvimento da DH

Embora a forma e a gravidade dos sintomas varie de pessoa para pessoa, o desenvolvimento da DH pode ser dividido basicamente em três estágios.

– Estágio Inicial

No início da doença, as manifestações incluem:

  • Mudanças sutis na coordenação
  • Alguns movimentos involuntários
  • Dificuldade de pensar sobre problemas
  • Humor depressivo ou irritável.

Neste estágio, a medicação é frequentemente efetiva no tratamento da depressão e outros sintomas emocionais.

É um bom momento para começar a planejar o futuro. Planos financeiros devem ser feitos e documentos legais (um testamento, por exemplo) devem ser redigidos.

– Estágio Intermediário

No estágio intermediário, os movimentos involuntários (coreia) podem tornar-se mais pronunciados. Um jeito cambaleante às vezes pode, erroneamente, ser considerado embriaguez. (Pode ser útil carregar documentação que faça referência clara ao diagnóstico de DH).

A fala e a deglutição começarão a ser afetadas. É importante consultar um fonoaudiólogo que poderá oferecer instruções e estratégias para melhorar as habilidades de comunicação e deglutição.

Da mesma forma, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais podem desenvolver programas que ajudem a manter o mais alto nível possível de desempenho físico e assim melhorar a qualidade de vida.

As habilidades de pensamento e raciocínio lógico também irão diminuir gradualmente. Neste estágio pode se tornar cada vez mais difícil manter um emprego e desempenhar as responsabilidades de manutenção da casa.

Estratégias simples podem ser empregadas para ajudar a diminuir a frustração, melhorar o funcionamento e prolongar a independência. Por exemplo, pode-se lidar com a desorientação e perda de memória recente etiquetando as gavetas, mantendo uma rotina diária e deixando à vista um calendário em que se liste compromissos e eventos.

– Estágio Avançado

As pessoas num estágio avançado de DH podem ter coreia grave, mas, mais frequentemente, se tornam rígidas. Engasgos com comida se torna uma preocupação maior, bem como a perda de peso.

Neste estágio as pessoas com DH são totalmente dependentes dos outros para todos os aspectos de cuidados, não podem mais andar e não são capazes de falar.

Embora as habilidades cognitivas sejam intensamente prejudicadas, é importante lembrar que, em geral, a pessoa ainda está consciente do seu meio ambiente, continua capaz de compreender a linguagem, tem consciência daqueles que ama e das pessoas ao seu redor. Poderá continuar a gostar de olhar fotografias e ouvir histórias da família e dos amigos.

As pessoas não morrem da DH, propriamente dita, mas sim de complicações da imobilidade causada pela doença, tais como engasgo, infecções ou traumatismos cranianos. A morte geralmente ocorre cerca de 15 a 20 anos após o aparecimento da doença, mas há relatos de até 30-40 anos.

Perguntas Frequentes

  1. Como começa a DH?

    Os primeiros sinais são sutis e podem ser alterações ligeiras de personalidade e de humor. Esquecimento, descoordenação motora e movimentos bruscos aleatórios dos dedos das mãos e pés podem ser um sinal também.

    Na maioria das vezes não se procura o aconselhamento médico durante estes estágios iniciais, de forma que podem passar alguns anos até que a doença seja diagnosticada.

    Por isso, a manifestação da DH é considerada “insidiosa”, dado que a doença surge muito lentamente.

  2. A pessoa com Huntington consegue trabalhar?

    Dr. Ira Shoulson desenvolveu uma classificação mais detalhada dos estágios e considera que a progressão da DH pode ser dividida em cinco estágios:

    • Estágio inicial: A pessoa é diagnosticada com DH e pode trabalhar sem limitações tanto em casa como no emprego.
    • Estágio intermédiário inicial: A pessoa continua empregada, mas com uma capacidade reduzida. Ainda se encontra apta a realizar tarefas diárias, embora com algumas dificuldades.
    • Estágio intermédiário avançado: A pessoa não pode mais trabalhar nem realizar tarefas domésticas. Necessita de considerável ajuda ou supervisão para lidar com assuntos financeiros do dia-a-dia. Outras atividades diárias podem ser ligeiramente difíceis, mas normalmente apenas requerem pouca ajuda.
    • Estágio avançado inicial: A pessoa não pode mais exercer atividades diárias de forma independente, mas ainda consegue viver em casa com ajuda da família ou de enfermeiros.
    • Estágio avançado: A pessoa precisa de auxílio completo em todas atividades diárias e normalmente uma assistência de enfermeiros profissionais é necessária.
  3. Os sintomas da DH juvenil diferem dos sintomas da DH em adultos?

    Quando a DH começa cedo (isto é, antes dos 20 anos de idade), a coreia é menos acentuada, enquanto que a lentificação dos movimentos (bradicinesia) e a rigidez tornam-se mais evidentes.

    Na maioria dos casos, a taxa de progressão da DH juvenil tende a ser mais rápida do que a da DH em adultos.

    As características iniciais da DH juvenil incluem grandes mudanças de comportamento, problemas de apredizagem, declínio do rendimento escolar e problemas com articulação da linguagem.

    Ataques epilépticos ocorrem ocasionalmente durante a DH, sendo mais comuns entre doentes jovens.

  4. Quais são os sintomas quando a DH começa tarde?

    Quando a DH aparece tarde, a coreia tende a ser mais severa, enquanto que a lentificação e a rigidez são menos pronunciadas. Se a DH surge tarde, é mais difícil estabelecer uma história familiar porque os pais da pessoa afetada podem já ter morrido, possivelmente antes mesmo de eles apresentarem sinais da doença.