Tratamentos para Huntington

Tratamentos para Huntington

Tratamentos

Não existe cura para esta doença nem nenhuma estratégia para impedir a sua progressão. Por isso, os objetivos do tratamento são para retardar o aparecimento dos sintomas e manter o doente autónomo e activo durante o maior período de tempo possível.

Em 2015

Em 2015 iniciou um ensaio clínico de silenciamento gênico para a doença de Huntington.

Em 2018

Esperança para a comunidade da doença de Huntington: Ionis revela dados, Roche confirma 3a fase
Reportagem de Gene Veritas (Kenneth P. Serbin), 7 de março de 2018 (San Diego), e entrevista com a Dra. Cristina Sampaio, 28 de fevereiro de 2018 (Palm Springs), sobre o 13o. Congresso Anual de Remédios para a Doença de Huntington, patrocinado pela CHDI Foundation, Inc.

Existe uma cura para a DH?

Infelizmente, não existe actualmente nenhum medicamento comprovadamente eficaz no combate às causas da DH. No entanto, nos últimos anos, as pesquisas básica e clínica têm aumentado muito o nosso conhecimento sobre a DH.

Muitos estudos estão em curso com a finalidade de elucidar a patogénese da DH e encontrar medicamentos que possam prevenir ou retardar a progressão da doença (chamados de tratamentos modificadores da doença). Várias estratégias promissoras de tratamento encontram-se agora em fase de investigação e podem estar disponíveis para estudos clínicos num futuro breve.

Veja o novo fármaco para os Sintomas da doença de Huntington

Existe algum tratamento para a DH?

Apesar de não haver cura para a DH no momento, alguns tratamentos ajudam a controlar os sintomas da doença (tratamentos sintomáticos) e a melhorar a qualidade de vida.

Eles são divididos em:

  • tratamentos farmacológicos
  • não-farmacológicos

Os tratamentos farmacológicos (à base de medicamentos) compreendem todos os medicamentos usados para tratar os sintomas da DH.

Os tratamentos não-farmacológicos (não medicamentosos), como a psicoterapia, a fisioterapia, a terapia respiratória, a terapia da fala e a terapia cognitiva, também podem melhorar tanto os sintomas físicos como os psicológicos da doença.

Por exemplo, estas terapias têm proporcionado melhoras no estado de ânimo, coordenação motora, articulação da fala, equilíbrio, deglutição e na marcha.

Quais são os sintomas tratáveis mais importantes da DH?

Coreia, bradicinésia, irritabilidade, apatia, depressão, ansiedade e perturbações do sono têm sido descritos como os problemas mais graves da DH. Existem diferentes opções de tratamento farmacológico destes sintomas.

Quais são os medicamentos usados para tratar os sintomas da DH?

Certos antipsicóticos (neurolépticos) contra coreia e hipercinésias; antidepressivos contra depressão, apatia e outras perturbações do humor; ansiolíticos (tranquilizantes) contra ansiedade; e hipnóticos contra a insónia. Entretanto, muitos medicamentos podem causar efeitos secundários e alguns podem interagir com outros.

Além disso, a mesma medicação pode ter efeitos distintos em pessoas diferentes. Portanto, a medicação ideal tem que ser determinada individualmente por um especialista experiente, de acordo com os sintomas e respostas ao tratamento.

A Doença de Huntington, a Bioética e a Promessa da Biotecnologia from Gene Veritas on Vimeo.

A esperança de tratar a doença de Huntington: Dra. Mônica Haddad fala sobre a conferência da CHDI from Gene Veritas on Vimeo.

‘Vocês estão em boas mãos!’ A Dra. Celina Zerbinatti fala para a comunidade de Huntington no Brasil from Gene Veritas on Vimeo.

A Importância do Enroll-HD para a Comunidade de Huntington no Brasil from Gene Veritas on Vimeo.