JUNTOS NA LUTA CONTRA A DOENÇA DE HUNTINGTON

Ontem, dia 22 de março de 2021, a farmacêutica Roche emitiu o comunicado que acompanha esta publicação e que foi traduzido para o português pela ABH:

Em resumo: a pesquisa envolvendo o Tominersen – que já se encontrava na Fase III – interrompeu o uso do medicamento por recomendação do Comitê Independente de Monitoramento de Dados (IDMC), composto por especialistas independentes para acompanhar o estudo desde o início. Tal decisão foi baseada no potencial de risco em relação ao benefício da terapia experimental. Mas isso não quer dizer que tenha apresentado problemas de segurança até o momento. A avaliação foi de que os resultados até então não são significativos ao considerar os riscos de continuar o tratamento sem obter os efeitos desejados.

Ainda há muitas perguntas sem respostas e, nesse comunicado, a Roche se comprometeu a repassar novas informações para a comunidade de DH assim que possível. A ABH continuará atenta e acompanhando as informações que surgirem, bem como as atualizações das outras pesquisas em andamento e que sinalizam tratamentos promissores.

Esta foi uma primeira abordagem histórica, não a única, mas a primeira. Ela estava pronta para ser testada em um ensaio clínico de Fase III. Por isso, esse estudo foi iniciado. Se os dados nos dizem que essa primeira aproximação histórica não foi suficiente, os centros de pesquisa continuarão com todas as outras. É extremamente importante que isso chegue a todas as pessoas: continuamos a ter opções e novos tratamentos continuam a ser desenvolvidos mais do que nunca. O progresso científico quase sempre tem este aspecto: dificilmente as grandes soluções chegam na primeira tentativa. Porém, o valor do que se aprendeu ao longo desse estudo (que, inicialmente, foi chamado de “silenciamento genético”) seguramente deixa um impacto extraordinariamente positivo nos caminhos a percorrer.

Huntington: jamais irá degenerar nossa esperança! 🌷

ABH – Associação Brasil Huntington