[vc_row][vc_column][us_sharing providers=”email,facebook,twitter,whatsapp” type=”solid”][us_separator size=”large”][vc_column_text]A ABH – Associação Brasil Huntington estará presente na 3ª Conferência Estadual de Saúde Mental de SP cujo tema é “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.
O evento será sediado em Águas de Lindóia-SP entre os dias 13 a 15 de fevereiro. A conferência conta com a presença de conhecedores do assunto em doenças mentais, além de promover debates que irão nortear a elaboração de diretrizes que serão apresentados na Etapa Nacional, que acontecerá entre os dias 16 a 19 de maio de 2023, em Brasília.
Defenderemos as Políticas Públicas para Doenças Raras e Doença de Huntington, bem como o fortalecimento das Redes de Atenção à Saúde (RAS) propondo os seguintes itens:
- Ampliação de serviços psicológicos nos serviços de especialidades;
- Aumento dos recursos para a saúde;
- Qualificação de RH para Doenças Raras / Doença de Huntington
Pacientes de Doenças Raras e DH tendem à depressão e comportamento agressivo. Essa população precisa ser vista e escutada.
Os eixos da Conferência de Saúde Mental são:
EIXO 1 – Cuidado em Liberdade como Garantia de Direito à Cidadania;
EIXO 2 – Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental;
EIXO 3 – Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade;
EIXO 4 – Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.
Esses eixos foram discutidos nas Conferências do Município de São Paulo e nas Regionais de Saúde do Estado. As diretrizes elaboradas serão apresentadas e votadas na Conferência Estadual de Saúde e posteriormente serão encaminhadas para a Conferência Nacional. Essas diretrizes subsidiarão os planos de saúde da gestão pública.
Delegados e delegadas eleitos(as): vamos juntos defender as diretrizes para as Pessoas com Doenças Raras, especialmente as diretrizes para a população afetada pela Doença de Huntington.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]