JUNTOS NA LUTA CONTRA A DOENÇA DE HUNTINGTON

[vc_row][vc_column][us_sharing providers=”email,facebook,twitter,whatsapp” type=”solid”][us_separator size=”large”][vc_column_text]Hoje, 31 de março, é o Dia da Saúde e Nutrição. Essa data foi criada pelo Ministério da Saúde visando chamar a atenção para a importância da manutenção de um estilo de vida e alimentação saudáveis. Nesse sentido, queremos reforçar a importância dos cuidados com a saúde e alimentação na doença de Huntington.

Pacientes com DH enfrentam problemas nutricionais e de deglutição, como a disfagia, e por isso precisam de uma dieta personalizada que atenda suas necessidades e evite a desnutrição. Além disso, podem precisar de um alto consumo calórico, o que pode ser difícil de alcançar apenas com a alimentação convencional.

A atividade física regular também é benéfica para a saúde de pacientes, pessoas em risco e cuidadores, podendo favorecer não apenas a saúde física, como também a saúde mental, considerando o que alguns estudos apresentam sobre o papel da atividade física na modulação do estresse e promoção do bem-estar. Entretanto, principalmente para os cuidadores, pode ser desafiador incorporar momentos para realização de atividades físicas, devido a pesada carga de trabalho que os cuidados de um paciente com DH demandam. Por isso, sempre que possível, pode ser importante contar com diferentes estratégias, adaptadas à realidade de cada família, para que o cuidador consiga reservar um tempo para si e praticar alguma atividade física, como, por exemplo, contar com uma rede de apoio que possa auxiliar nos cuidados.

A informação é a nossa maior aliada para compreender mais sobre a doença e em como cuidar dos pacientes, dando melhor qualidade de vida não só a eles, mas aos outros familiares também. Acesse a página de Suporte e Dieta Alimentar para saber mais.

Recomendamos procurar sempre a orientação de um profissional que entende os desafios enfrentados por aqueles com a DH.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]