JUNTOS NA LUTA CONTRA A DOENÇA DE HUNTINGTON

[vc_row][vc_column][us_sharing providers=”email,facebook,twitter,whatsapp” type=”solid”][us_separator size=”large”][vc_column_text]Hoje comemora-se o Dia Nacional da Saúde no Brasil. Esta é uma data que nos convida a refletir sobre a importância de cuidar do nosso bem mais valioso: a saúde.

Também é uma oportunidade para lembrar que a saúde é um direito de todos e devemos lutar e cobrar pela conscientização, educação e o engajamento da sociedade e das autoridades de saúde para com os familiares e pacientes de Doença de Huntington (DH).

A informação é a nossa maior aliada para compreender mais sobre a doença e em como cuidar dos pacientes, dando melhor qualidade de vida não só a eles, mas aos outros familiares também.

Mesmo que sem efeitos de retardar ou prevenir o início ou progressão de Huntington, alguns acompanhamentos são indicados para ajudar diante dos comprometimentos motores, comportamentais e cognitivos progressivos no quadro da doença.

A reabilitação para pacientes com DH concentra-se mais em reduzir a intensidade dos sintomas (como a depressão ou a coreia), procurando preservar ao máximo as funções e otimizar a qualidade de vida em geral (física, emocional, social).

O manejo destas práticas de cuidado requer profissionais de diversas áreas da saúde como a medicina, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, dentre outras especialidades que poderão atuar visando melhorar a qualidade de vida e a convivência com a doença e suas limitações.

Recomendamos procurar sempre a orientação de um profissional que entende os desafios enfrentados por aqueles com a DH. Cuidar da sua saúde é essencial para a sua qualidade de vida e bem-estar![/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]