JUNTOS NA LUTA CONTRA A DOENÇA DE HUNTINGTON

[vc_row][vc_column][us_sharing providers=”email,facebook,twitter,whatsapp” type=”solid”][us_separator size=”large”][vc_column_text]A Food and Drug Administration (FDA), órgão dos Estados Unidos responsável por regular a aprovação de medicamentos demonstrados como seguros e eficazes no tratamento de diversas doenças (equivalente à ANVISA brasileira) aprovou nesta sexta-feira (18) a valbenazina como fármaco a ser prescrito para tratamento da coreia associada à doença de Huntington (DH).

De acordo com informações publicadas no HDBuzz, site que divulga notícias científicas sobre a doença de Huntington, o medicamento desenvolvido pela farmacêutica Neurocrine Biosciences atua de maneira semelhante à tetrabenazina e deutetrabenazina, compostos frequentemente prescritos para ajudar no controle dos movimentos involuntários, de tremores ou contrações que as pessoas com DH experimentam. 

A valbenazina (Ingrezza) já é indicada para o tratamento da discinesia tardia (DT) desde 2017. A DT é um transtorno do movimento que afeta o sistema nervoso causado pelo uso de medicamentos neurolépticos ou antipsicóticos, estes que são usados para tratar sintomas psiquiátricos e comportamentais do transtorno bipolar, esquizofrenia e outras doenças (incluindo DH).

Após o uso prolongado desses medicamentos, algumas pessoas desenvolvem DT, que muitas vezes envolve contrações nos músculos da boca e do rosto. Já que o composto se mostrou útil para controlar esses movimentos involuntários, a fabricante passou a estudar se também poderia ser eficaz para a coreia causada pela doença de Huntington.

Era sabido que a valbenazina fora testada e considerada segura em humanos devido a seu uso prévio para tratar a discinesia tardia, porém não havia como prever a certeza da sua eficácia para o tratamento da coreia na DH. Para sanar essa dúvida foi realizado um ensaio clínico para avaliar a segurança e eficácia do fármaco. O estudo recebeu o nome de KINECT-HD e teve início em 2019. Os testes foram conduzidos pela Neurocrine Biosciences em parceria com o Huntington Study Group (HSG).

O ensaio envolveu 128 participantes, metade dos quais recebeu valbenazina por 12 semanas e a outra metade um placebo (um comprimido vazio, sem efeito de medicamento). Os resultados positivos levaram à continuação do estudo (KINECT-HD2), no qual todos os participantes receberam valbenazina. Com a aprovação da FDA neste ano de 2023, o medicamento recebeu o aval para ser prescrito para tratar a coreia da DH em pacientes nos Estados Unidos.

Como todo medicamento, o seu uso pode oferecer riscos e precisa ser criteriosamente avaliado por um especialista que deverá – ou não – prescrever o medicamento. É importante destacar que o uso da valbenazina não visa retardar nem interromper a progressão da DH, mas controlar a coreia. Sua administração é via oral, em um único comprimido que é ingerido uma vez por dia.

De acordo com a fabricante, no momento apenas os participantes dos ensaios clínicos KINECT-HD terão acesso a este medicamento e a Neurocrine ainda não confirmou seu compromisso em buscar aprovação regulatória em outros países, como por exemplo no Brasil.

Contudo, com o avanço cada vez maior da tecnologia e, consequentemente, das pesquisas, podemos estar próximos da descoberta de um tratamento eficaz para DH, que aborde outros sintomas além da coreia, porém, ainda há muito para avançar.

A ABH segue acompanhando as notícias e pesquisas em andamento para informar a comunidade de Huntington no Brasil.

Huntington: jamais irá degenerar nossa esperança 🌷

A ABH não endossa tratamentos ou medicamentos específicos. Isso é de inteira responsabilidade dos profissionais de saúde, que podem dar esclarecimento terapêutico aos pacientes, seus familiares e cuidadores. A ABH não orienta nem se envolve em processos de judicialização de tratamentos ou medicamentos.


  1. HDBuzz: Drug to treat movement symptoms of HD approved by FDA – https://en.hdbuzz.net/348 
  2. HDYO: FDA Approves Chorea Treatment – https://www.hdyo.org/a/764-fda-approves-chorea-treatment 

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]