JUNTOS NA LUTA CONTRA A DOENÇA DE HUNTINGTON

[vc_row][vc_column][us_sharing providers=”email,facebook,twitter,whatsapp” type=”solid”][us_separator size=”large”][vc_column_text]A doença de Huntington (DH) é uma doença genética que causa a degeneração das células cerebrais ao longo do tempo. Ela afeta tanto as funções motoras quanto as cognitivas e comportamentais, impactando a qualidade de vida dos pacientes e suas famílias.

É causada por uma mutação no gene que codifica uma proteína chamada huntingtina (Htt). Esta mutação produz uma forma alterada da proteína Htt, que causa a morte das células nervosas (neurônios) em determinadas regiões do cérebro.

Atinge homens e mulheres de todas as raças e grupos étnicos e, de forma geral, os primeiros sintomas aparecem lenta e gradualmente entre os 30 e 50 anos, mas pode atingir também crianças (DH Juvenil) e idosos (DH de início tardio).

Filhos que tenham um dos pais afetado pela DH têm 50% de chances de herdar o gene alterado e desenvolverão a doença em algum momento de sua vida.

A DH irá gradativamente afetar a habilidade do paciente de viver uma vida independente. Trabalho, atividades sociais e diárias de um modo geral se tornarão mais difíceis. À medida que a doença progride, o paciente se tornará mais dependente da ajuda de parentes, profissionais de saúde e assistentes sociais.

Não existe ainda cura ou tratamento eficaz para a DH, mas, na maior parte dos casos, as pessoas podem manter sua independência por vários anos após o aparecimento dos primeiros sintomas. Um médico bem informado pode prescrever um tratamento para minimizar o impacto dos sintomas motores e mentais, embora estes sejam progressivos.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]