Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

 

1. O que é a Doença de Huntington?

A Doença de Huntington (DH), também conhecida como Coreia de Huntington, é uma doença hereditária rara, neurodegenerativa, que afeta o sistema nervoso central, causando alterações dos movimentos, do comportamento e da capacidade cognitiva.

2. Por que se chama Doença de Huntington?

A DH recebeu o nome de George Huntington, um médico americano que descreveu a doença, em 1872. A sua descrição baseou-se em observações de famílias afetadas pela DH no povoado de East Hampton, Long Island, Nova Iorque (Estados Unidos da América), onde Huntington morava e trabalhava como médico. Ele foi a primeira pessoa a identificar o padrão hereditário da DH.

No passado a DH já foi conhecida, popularmente, por “Dança de São Vito e Dança de São Guido”.

3. O que causa a Doença de Huntington?

A DH é causada por uma mutação no gene que codifica uma proteína chamada huntingtina (Htt). Esta mutação produz uma forma alterada da proteína Htt, que causa a morte das células nervosas (neurônios) em determinadas regiões do cérebro.

4. De que modo a mutação causa a morte das células nervosas?

O mecanismo exato da doença ainda não foi esclarecido. Dois caminhos foram propostos: No primeiro, a proteína não pode exercer mais a sua função normal (perda de função). No segundo caso, a proteína mutada pode ser tóxica para as células nervosas (ganho de função).

5. O que acontece com o cérebro durante a DH?

Certas funções do cérebro, como a habilidade de se mover, pensar e falar, deterioram-se gradualmente à medida que células nervosas chaves são danificadas e morrem. A parte do cérebro mais afetada pela DH é o corpo estriado, que é uma estrutura dos gânglios da base localizada na região central do cérebro. O corpo estriado é composto de três regiões, denominadas núcleo caudado, putamen e núcleo accumbens.

O corpo estriado é basicamente responsável pelo planejamento e controle dos movimentos, mas também está envolvido em outros processos cognitivos (intelectuais). À medida que a doença progride, ocorre uma destruição do córtex cerebral (massa cinzenta correspondente à camada mais externa do cérebro) que contribui para a deterioração da capacidade cognitiva.

6. Quando surgem os sintomas da DH?

A maioria das pessoas afetadas desenvolve a doença durante a meia-idade, isto é, entre 35 e 55 anos. Aproximadamente 10% das pessoas desenvolvem sintomas antes dos 20 anos (DH juvenil) e outros 10% depois dos 55 anos. Mais raramente, os sintomas podem aparecer antes dos 10 anos de idade (DH infantil).

7. Quanto tempo dura a DH?

A DH é uma doença fatal que se desenvolve gradualmente. A duração média da doença é de 15 a 20 anos, mas isto varia de pessoa para pessoa.

8. A DH causa a morte?

A maioria das pessoas com DH não morre como resultado imediato da doença, mas sim de complicações causadas pelo estado de fragilidade do corpo, particularmente por asfixia em consequência de o doente se engasgar, por infecções (por exemplo pneumonia) e por parada cardíaca.

9. Como posso saber se tenho a DH?

Se você suspeita que tem a DH, você deve consultar um especialista em DH (normalmente um neurologista) para que seja feito o diagnóstico.

10. Qual é a incidência da DH?

A DH é uma doença rara que afeta até 1 em cada 10.000 pessoas na maioria dos países europeus. Na Alemanha por exemplo, aproximadamente 10.000 pessoas têm DH e outras 50.000 pertencem ao grupo de risco porque um dos seus pais tem (ou tiveram) DH. Homens e mulheres podem igualmente herdar o gene e desenvolver a doença.

11. A DH ocorre com a mesma frequência em países diferentes?

A DH pode afetar pessoas de todos os grupos étnicos, embora seja mais comum entre descendentes europeus. A incidência da DH em países predominantemente de origem europeia (como por exemplo EUA, Canadá e Austrália) é similar à da Europa.

Nos EUA por exemplo, aproximadamente 30.000 pessoas tem DH e outras 150.000 são consideradas em risco. A DH é menos comum em países asiáticos e africanos, onde a sua frequência foi estimada em 1 em cada 1.000.000 de pessoas. Contudo, estudos detalhados ainda não foram conduzidos nestes países, com exceção do Japão, onde se sabe que existem menos casos de DH do que na Europa.

Não existem estatísticas oficiais no Brasil, mas estima-se que sejam de 13.000 a 19.000 portadores do gene e de 65.000 a 95.000 pessoas em risco (seus descendentes).

Sintomas e Estágios da DH

Como começa a DH?

Os primeiros sinais são sutis e podem ser alterações ligeiras de personalidade e de humor. Esquecimento, descoordenação motora e movimentos bruscos aleatórios dos dedos das mãos e pés podem ser um sinal também.

Na maioria das vezes não se procura o aconselhamento médico durante estes estágios iniciais, de forma que podem passar alguns anos até que a doença seja diagnosticada.

Por isso, a manifestação da DH é considerada “insidiosa”, dado que a doença surge muito lentamente.

1.  A pessoa com Huntington consegue trabalhar?

Dr. Ira Shoulson desenvolveu uma classificação mais detalhada dos estágios e considera que a progressão da DH pode ser dividida em cinco estágios:

    • Estágio inicial: A pessoa é diagnosticada com DH e pode trabalhar sem limitações tanto em casa como no emprego.
    • Estágio intermédiário inicial: A pessoa continua empregada, mas com uma capacidade reduzida. Ainda se encontra apta a realizar tarefas diárias, embora com algumas dificuldades.
    • Estágio intermédiário avançado: A pessoa não pode mais trabalhar nem realizar tarefas domésticas. Necessita de considerável ajuda ou supervisão para lidar com assuntos financeiros do dia-a-dia. Outras atividades diárias podem ser ligeiramente difíceis, mas normalmente apenas requerem pouca ajuda.
    • Estágio avançado inicial: A pessoa não pode mais exercer atividades diárias de forma independente, mas ainda consegue viver em casa com ajuda da família ou de enfermeiros.
    • Estágio avançado: A pessoa precisa de auxílio completo em todas atividades diárias e normalmente uma assistência de enfermeiros profissionais é necessária.

2. Os sintomas da DH juvenil diferem dos sintomas da DH em adultos?

Quando a DH começa cedo (isto é, antes dos 20 anos de idade), a coreia é menos acentuada, enquanto que a lentificação dos movimentos (bradicinesia) e a rigidez tornam-se mais evidentes.

Na maioria dos casos, a taxa de progressão da DH juvenil tende a ser mais rápida do que a da DH em adultos.

As características iniciais da DH juvenil incluem grandes mudanças de comportamento, problemas de aprendizagem, declínio do rendimento escolar e problemas com articulação da linguagem.

Ataques epilépticos ocorrem ocasionalmente durante a DH, sendo mais comuns entre doentes jovens.

3. Quais são os sintomas quando a DH começa tarde?

Quando a DH aparece tarde, a coreia tende a ser mais severa, enquanto que a lentificação e a rigidez são menos pronunciadas. Se a DH surge tarde, é mais difícil estabelecer uma história familiar porque os pais da pessoa afetada podem já ter morrido, possivelmente antes mesmo de eles apresentarem sinais da doença.

 

Cuidados na Vida Diária

1. O que significa um resultado positivo da DH?

Um resultado positivo pode mudar sua vida em vários aspectos. Por exemplo, a decisão de ter filhos, os planos para o futuro, estabelecer e repensar prioridades, a negociação de uma alojamento adequado, etc. Ele também pode dificultar hipotecas, seguros de saúde e de vida. Por isso, pessoas pertencentes ao grupo de risco são aconselhadas a tomar decisões referentes a seguros de longo-prazo antes do diagnóstico definitivo e da manifestação dos sintomas.

2. Como a DH afetará o meu dia-a-dia?

A DH irá gradativamente afetar sua habilidade de viver uma vida independente. Trabalho, atividades sociais e diárias de um modo geral se tornarão mais difíceis. À medida que a doença progride, você se tornará mais dependente da ajuda de parentes, profissionais de saúde e assistentes sociais.

3. Posso conduzir um veículo se sou portador(a) do gene da DH?

Esta é uma questão muito delicada. Em alguns países você tem que informar a autoridade de trânsito se você tem uma doença que afecta sua habilidade para conduzir. Pessoas nos estádios iniciais da doença às vezes recebem autorizações para conduzir que podem ser revisadas regularmente.

4. Quais são as maiores limitações na vida diária?

Para a maioria dos doentes com DH e seus cuidadores, os sintomas comportamentais afligem mais do que as limitações motoras e cognitivas. Isto aplica-se particularmente a depressão, apatia, ansiedade, irritabilidade e comportamentos obsessivos-compulsivos. Além disso, distúrbios cognitivos podem mudar a vida profundamente.

5. A DH afeta a concentração?

A DH afecta certas regiões do cérebro que são normalmente responsáveis pelo planeamento do futuro (função executiva) e em concentrar-se em mais de uma tarefa ao mesmo tempo (flexibilidade cognitiva).

Consequentemente, os doentes da DH podem tornar-se sobrecarregados com tarefas ou ter dificuldade em dividir a atenção e adaptar-se a situações inconstantes. Ademais, padrões de sono alterados podem afectar a vida familiar por causa de insónia à noite ou sonolência durante o dia.

6. Existem estratégias de como lidar melhor com a DH?

Estratégias eficientes de como lidar com a DH têm que ser traçadas individualmente, dependendo da pessoa afectada, do estádio da doença e do contexto familiar.

A DH manifesta-se muito gradativamente, de forma que de um modo geral, há tempo de adaptar-se às mudanças causadas pela doença. Uma compreensão melhor dos sintomas comportamentais e cognitivos pode ajudar a desenvolver estratégias de como adaptar-se a estas mudanças e manter um relacionamento cálido com a pessoa que sofre de DH.

Você também pode obter informações importantes e conselhos valiosos do seu especialista em DH e das organizações de auto-ajuda do seu país de origem.

 

Herança Genética

 1. Como a DH é transmitida?

Uma pessoa saudável sempre transmite cópias normais do gene à geração seguinte. Em contraste, uma pessoa afetada pela DH pode transmitir uma cópia normal ou uma cópia defeituosa do gene com uma probabilidade de 50:50 (desde que ela seja heterozigótica com relação ao gene da DH). Portanto, quando apenas um dos pais é portador do gene da DH, os filhos herdarão um gene normal do progenitor não afetado e terão um risco de 50% de herdar o gene defeituoso do progenitor afetado.

2. Posso contrair a DH de uma outra forma?

Não, isso é impossível. Para desenvolver a doença, você tem que nascer com o gene da DH mutado.

3. A DH pode surgir sem uma história familiar da doença?

Sim, mas isto é muito raro. “Mutações novas” da DH ocorrem quando a DH surge numa família sem uma história anterior da doença. Isto significa que uma nova mutação espontânea ocorreu e que não foi herdada de um dos pais. Em casos particulares, quando o número de repetições trinucleotídias mostra valores limites (isto é 27-39 repetições) num homem saudável, pode ocorrer um aumento no número de repetições CAG durante a produção de espermatozoides, levando à manifestação da doença nos descendentes.

4. Se os meus irmãos têm a DH, isto significa que eu também terei?

Não necessariamente. O risco de ser afetado é de 50% para cada filho de uma pessoa com o gene da DH.

5. Se o risco de hereditariedade é de 50%, isto significa que a metade de todos os filhos de uma determinada família irão desenvolver a doença?

O risco de herdar a doença é sempre 50% para cada criança (desde que apenas um de seus pais seja afetado e portador de somente uma cópia defeituosa do gene). Isto não significa que a metade dos filhos em cada família herdará o gene da DH. É como um jogo de “cara ou coroa”: todos os filhos “jogam” a moeda na hora da fecundação e pode ser um ou outro resultado para cada um deles. Por exemplo, em uma família com três filhos, é possível que um, dois ou todos os três filhos herdem o gene defeituoso ou que todos os três herdem somente a cópia normal do gene.

6. Na nossa família, apenas as mulheres são portadoras do gene da DH. Isto significa que somente as mulheres serão afetadas na nossa família?

Isto é mera coincidência. A DH pode afetar ambos, homens e mulheres, igualmente.

7. O que significa se me for dito que eu estou “em risco” para a DH?

Isto significa que a sua mãe, o seu pai ou um de seus avós são portadores do gene da DH, independentemente de ele/ela já ter desenvolvido ou não os sintomas. Se um dos seus pais é afetado, o seu risco de herdar o gene da DH é de 50%. Se um de seus avós é afetado, e não se sabe se seu/sua pai/mãe é portador(a) do gene da DH, então o seu risco é probabilisticamente de 25%.

8. Já sou afetado pela doença se sou portador do gene da DH?

Por definição, um portador do gene não é ainda afetado pela doença (não é doente) até que ele comece a mostrar sintomas e sinais.

9. O que acontece quando sou portador do gene?

Pessoas que herdam o gene defeituoso da DH vão desenvolver a doença em algum momento de sua vida (a não ser que morram antes de outra causa), embora normalmente não antes da meia-idade. Elas podem transmitir o gene mutado aos seus descendentes. Contudo, conforme acima explicado, os filhos terão 50% de probabilidade de herdar a cópia defeituosa ou a cópia normal do gene.

10. Qual é o risco de eu ter um filho portador do gene da DH?

Cada filho de um portador do gene da DH tem um risco de 50% de herdar o gene defeituoso. Se você tem um risco de 50%, ainda não apresentou sintomas e decidiu não fazer o teste genético, então seu filho terá estatisticamente um risco de 25%. Se você ainda não tem sintomas mas fez o teste e tem um resultado positivo, seu filho passa a ter 50% de probabilidade de herdar o gene.

11. A DH pode “saltar” uma geração?

Não. Se uma pessoa não herdou o gene da DH, ela não desenvolverá a doença nem passará a DH para a geração seguinte. O gene da DH não pode saltar uma geração, mas “os sintomas podem”. Esta situação pode ocorrer se o portador do gene morrer antes dos sintomas aparecerem.

12. A probabilidade de desenvolver a DH muda no decorrer da vida?

Sim, o risco de herdar o gene da DH é de 50% no momento do nascimento. Depois da meia-idade, a probabilidade de desenvolver a DH diminui à medida que você envelhece. Se você completa 60 anos de idade sem nenhum sintoma, o risco de desenvolver a DH será mais baixo.

13. Meus pais adoeceram numa idade avançada. Acontecerá o mesmo comigo?

Em algumas famílias a idade de manifestação da doença é em média mais elevada do que em outras. Os fatores que determinam a manifestação da doença são complexos e ainda estão sendo investigados. Existe uma correlação inversa entre o tamanho da repetição do CAG e a idade de manifestação. Isto significa que, de um modo geral, quanto maior o número de repetições CAG, mais cedo se manifestam os sintomas. Contudo, o número de repetições CAG não é o único fator que influi na idade de manifestação. Esta relação também é influenciada por outros genes (chamados modificadores genéticos). Fatores externos também podem ter o seu papel.

14. Qual é a importância do número de repetições CAG?

De um modo geral, os sintomas da DH aparecem quando a repetição trinucleotídia tem mais de 40 unidades CAG. Pessoas com uma repetição de tamanho intermediário (27–39 repetições CAG) podem ser afetadas muito tarde ou talvez nunca apresentem nenhum sintoma, apesar de poderem transmitir o gene para sua prole. Por outro lado, extensões CAG grandes são tipicamente associadas a uma manifestação precoce da doença (antes dos 20 anos de idade) como é o caso da DH juvenil. Existe uma grande variedade no número de repetições, mas doentes nos quais a doença se manifesta antes dos 10 anos (DH infantil) frequentemente têm mais de 80 repetições CAG.

15. A DH juvenil é sempre herdada do pai?

Em 75% dos casos de DH juvenil a mutação é herdada do pai e em 25% dos casos da mãe. Quando o gene tem mais de 27 unidades CAG, o número de repetições pode aumentar à medida que o gene é transmitido à geração seguinte, mas isto é muito raro. Quando o gene tem o número de repetições que causa a doença, a extensão apresenta uma tendência maior a mudar de tamanho quando o gene é transmitido de geração para geração. Quando a repetição CAG é herdada do pai, é mais provável que ela aumente do que diminua. O aumento sucessivo no número de repetições causa uma manifestação antecipada dos sintomas, um fenômeno conhecido como antecipação genética. Uma vez que isso é mais provável que aconteça quando o progenitor afetado pela DH é o pai, a maioria dos casos de DH juvenil é herdada do pai.

16. Se um homem é portador do gene da DH, isto significa que seus filhos irão desenvolver a DH juvenil?

A manifestação juvenil da DH é rara. Se um homem é afetado pela DH, isto não implica que seus filhos terão, necessariamente, DH juvenil.

17. O que acontece quando ambos os pais são portadores do gene da DH?

Esta é uma situação extremamente rara. Se ambos os seus pais são portadores de uma cópia defeituosa do gene, seu risco de herdar o gene da DH aumenta para 75%. Você terá um risco de 75% de ser homozigoto, isto é, de herdar duas cópias defeituosas do gene. De um modo geral, os sintomas não se apresentam mais cedo em pessoas homozigóticas, mas a taxa de progressão da doença pode ser mais elevada.

18. Existem outras doenças semelhantes à DH?

Sim, algumas doenças semelhantes à DH (HDLD = HD-like diseases) foram identificadas, embora os genes responsáveis por estas doenças sejam diferentes daquele que causa a DH. Além disso, a natureza e os sintomas destas doenças são ligeiramente diferentes.