8M: Dia de Luta por mais direitos para a comunidade de Huntington!
8 de março não é apenas um dia de flores e chocolates. É um dia de reconhecer a força e a luta das mulheres por seus direitos, incluindo as mulheres da comunidade de Huntington.
Mulheres afetadas pela DH, em risco e cuidadoras enfrentam desafios específicos que exigem atenção e medidas concretas das autoridades.
- Pela igualdade de acesso a diagnóstico, tratamento e acompanhamento médico de qualidade.
- Por políticas públicas que considerem as necessidades específicas das mulheres com doenças raras, especialmente para as pessoas afetadas pela doença de Huntington.
- Pelo reconhecimento e valorização do trabalho das cuidadoras, com apoio e recursos financeiros para quem se dedica ao ato de cuidar.
- Por uma sociedade mais justa e inclusiva, livre de estigma e discriminação.
Neste Dia Internacional das Mulheres, a Associação Brasil Huntington (ABH) dedica uma homenagem especial às mulheres que, com sua força, dedicação e perseverança, ajudaram a construir e fortalecer nossa comunidade.
Publique uma foto com as hashtags #8M_DireitosPorHuntington e #MulheresDeHuntington. Marque a @abhuntington_
Veja como inserir a sua foto na moldura da campanha do 8 de março.
A ABH reconhece e agradece a todas as mulheres que contribuem para a nossa comunidade: pessoas com Huntington, em risco, cuidadoras, voluntárias, colaboradoras e fundadoras.
Mirem-se no exemplo daquelas mulheres… de Huntington
Assim como na canção “Mulheres de Atenas”, de Chico Buarque, as mulheres da comunidade de DH enfrentam uma batalha constante em suas vidas. Na maioria das vezes, são as mulheres de Huntington que carregam em seus ombros o peso da doença ao cuidar de seus maridos, irmãos, irmãs, filhos, filhas, pais e mães.
O trecho “Mirem-se no exemplo daquelas mulheres… de Huntington” é um convite à reflexão sobre as estruturas sociais que perpetuam a desigualdade de gênero e um reconhecimento à resiliência das mulheres que, ao longo da história, enfrentaram e enfrentam muitos desafios.
A luta por direitos não se resume a um dia. É um compromisso constante.
Mais do que ações na data de 8 de março, devemos nos perguntar: e sobre o dia 9 em diante?
Com orgulho, podemos dizer que a Associação Brasil Huntington (ABH) é composta majoritariamente por mulheres. São a força motriz da nossa associação, impulsionando a luta por direitos e melhores condições de vida para as pessoas com Huntington.