Nascido em 1912 e falecido em 1967, o cantor e compositor americano de música folk Woodrow Wilson “Woody” Guthrie começou a trabalhar como locutor de rádio de músicas folclóricas no fim da década de 30, e logo começou a escrever e a cantar suas próprias músicas, sempre com temas de protesto.
Mais tarde, ele foi a Nova York e, lá, fez as primeiras gravações, alcançando relativo sucesso. Foi neste período que ele escreveu sua canção mais famosa, “This Land is Your Land”, cantada até hoje nas escolas norte-americanas. A partir daí, gravou muitas outras canções, tornando-se conhecido em todo o país. Guthrie foi também escritor: escreveu muitas poesias e também prosa, e publicou alguns livros.
Através de suas canções, Guthrie retratava a desigualdade social e as lutas dos trabalhadores, utilizando sua voz como arma contra a injustiça. Do folclore tradicional às canções infantis, passando pelas vibrantes melodias de protesto, sua coleção musical se destaca pela rica diversidade e pela influência duradoura que exerce sobre artistas do gênero folk até hoje.
Musicalmente, a importância de Woody Guthrie é enorme: ele foi o ídolo de Bob Dylan e uma de suas principais referências, seja na música ou na personalidade. Muitos outros nomes de peso no mundo musical foram inspirados por Woody e regravaram suas canções de protesto, como Joan Baez, Tom Paxton e Pete Seeger. Bruce Springsteen e Tom Morello (este, do Rage Against The Machine) tocam juntos, em shows, a música Além disso, Arlo Guthrie, um dos filhos de Woody com Marjorie, tornou-se um conhecido cantor folk.
No fim da década de 40, a saúde de Guthrie começou a dar sinais de deterioração: era a DH se manifestando. O diagnóstico correto, porém, só veio em 1952 – antes, havia sido diagnosticado como alcoolatra e esquizofrênico. Ele herdou a doença de sua mãe, Nora, que enquanto viva nunca foi diagnosticada. Nora morreu em um hospício em 1930. O pai dela também havia falecido em “circunstância estranhas”, sem nunca saber o mal que o acometia.
O artista se divorciou de sua segunda esposa, Marjorie Guthrie, mas casou-se novamente pouco depois. A terceira mulher de Guthrie, porém, separou-se dele em virtude dos muitos cuidados que a saúde do marido exigia. Marjorie, então, voltou a cuidar de Woody e ficou com ele até o fim.
Guthrie passou a viver em hospitais psiquiátricos quando a coreia se tornou muito intensa, no ano de 1956. Marjorie o visitava toda semana. Havia pouca informação sobre Huntington à época e, por isso, ele não fez nenhum tipo de tratamento. Woody Guthrie faleceu aos 55 anos, em 3 de outubro de 1967, em Nova York.
Logo após a morte do marido, Marjorie fundou o Comitê de Combate à Doença de Huntington, que em 1983 viria a se tornar a Huntington’s Disease Society of America (HDSA), uma das associações de apoio mais importantes no mundo. Em 1974, fundou a International Huntington Association (IHA), que completa 50 anos de fundação em 2024.