Dia da Gratidão

Em 23 de março de 1993, pesquisadores publicavam a descoberta do gene responsável pela doença de Huntington.

Essa descoberta histórica foi resultado de uma colaboração incrível entre a Hereditary Disease Foundation (HDF), cientistas do mundo inteiro e a generosidade das famílias venezuelanas que participaram dos estudos.

Trinta anos depois, em 2023, a Factor-H, uma organização dedicada a apoiar as famílias com DH, criou o “Dia da Gratidão” para homenagear as famílias e os pesquisadores que tornaram essa descoberta possível.

Faça parte desse movimento! Basta tirar uma foto fazendo o “H” com as mãos, publicar nas redes sociais com a hashtag #hdgratitudeday e marcar os perfis da @abhuntington_ e @factorh_org.

Participe da Live do Dia da Gratidão

Amanhã, dia 23 de março de 2024, a Factor-H fará uma transmissão ao vivo no YouTube. Clique no link destacado para conferir o horário e ativar o lembrete.

Jimmy Pollard, Ignacio Muñoz-Sanjuan, Marina Kauffman e Gindel Delgad serão os anfitriões. Os convidados incluem as famílias venezuelanas e colombianas apoiadas pela Factor-H, bem como Maria Ramos e Bernhard Landwehrmeyer, ambos envolvidos no projeto de pesquisa original realizado em Maracaibo, Venezuela. O evento ainda contará com vídeos e transmissões ao vivo de San Luis e Barranquitas, Colômbia.

Contribua com a Factor-H

Este é um dia para reconhecer, refletir e expressar nossa gratidão coletiva por esse importante marco científico. E também, um dia para reconhecer e apoiar as famílias na Venezuela, que, depois de dar tanto pela comunidade de DH, ainda vivem em condições de extrema pobreza, enfrentando discriminação e, na maioria das vezes, sem acesso à água limpa, saneamento básico, acesso a medicamentos para DH e, claro, sem acesso ao teste genético, que hoje é possível de ser feito graças às suas contribuições nos estudos ano após ano, por mais de 20 anos.

Considere fazer uma contribuição financeira. As contribuições não são nem tão pequenas, nem tão grandes. As famílias venezuelanas continuam a viver com DH em situação de extrema vulnerabilidade. Quando você não tem nada, cada pedacinho ajuda.

Este valor irá diretamente para servir as famílias venezuelanas, e sucessores, que com os cientistas do Grupo de Pesquisa Colaborativa EUA-Venezuela 1979, formaram a parceria que levou à descoberta do gene em 1993.

Caso possa fazer uma doação, acesse o site da Factor-H clicando aqui. 

Junte-se a nós nesta celebração e demonstre seu apoio à comunidade global de doença de Huntington.

Live do Dia da Gratidão