DH, disfagia e engasgos – Manobra de Heimlich

Domingo, dia 3 de março de 2024, o programa Fantástico, da Rede Globo, mostrou uma reportagem sobre acidentes com engasgo e a manobra de Heimlich, que pode salvar vidas.

Em entrevista, a atriz Heloísa Perissé contou que viu a “morte de perto” quando teve um engasgo. No ano passado, ela se engasgou com um pedaço de frango enquanto jantava com amigos num restaurante. Por sorte, lá estava sua fonoaudióloga, Monica Bretas, que realizou a manobra de Heimlich na atriz e, assim, salvou sua vida.

Veja a entrevista na reportagem completa do Fantástico.

Aproveitamos o momento para falar da estreita relação entre DH, disfagia e engasgos.

DH, disfagia e engasgos: Manobra de Heimlich

O ato de engolir é chamado deglutição. A disfagia é uma falha na deglutição que faz a pessoa ter dificuldade de engolir alimentos e bebidas, os quais, em vez de irem para o estômago, tomam o caminho dos pulmões.

Pessoas com disfagia têm grande probabilidade de engasgar-se. É um dos sintomas mais graves da DH porque ou a pessoa vai adquirindo broncopneumonia por aspiração ou pode ter um engasgo com parada cardiorrespiratória.

Se lhe ocorrer essa situação, a primeira coisa é tentar MANTER A CALMA!

Respire fundo, chame um vizinho ou outro familiar que possa lhe ajudar a estabilizar a situação da pessoa engasgada ou chamar IMEDIATAMENTE o SAMU pelo celular: 192; ou os BOMBEIROS: 193.

Enquanto isso, para socorrer a pessoa engasgada, aplique a manobra de Heimlich (pronuncia-se “Raimilichi”):

  • Abrace a pessoa engasgada pelas costas, agarrando-a pela boca do estômago.
  • Feche um dos punhos e o apoie com a outra mão.
  • Empurre com força e rápido para dentro e para cima do estômago da pessoa engasgada.
  • Repita a Manobra quantas vezes for necessário para desengasgar a pessoa.

Essa manobra é também chamada “abraço da vida”. Conhecer esse item de Primeiros Socorros pode servir a muita gente. Se possível, treine em momento que não precise usar.

Saiba mais

Neste vídeo, Javier Lafuente e Carmen, sua esposa, ensinam como aplicar a manobra de reanimação cardíaca em uma pessoa engasgada. Javier e Carmen nasceram em Madri, na Espanha. Javier é cuidador, autor do livro “Vivir con ella, un paseo por la vida” e um eterno apaixonado por Carmen. Dedicam suas vidas a compartilhar conhecimento a respeito da doença e dos cuidados diários que Huntington impõe em nossas vidas.

🚨 O Ministério da Saúde lembra que esses procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes.

Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente, e os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado.

Veja também

Blog Vivir con ella y convivir con la enfermedad de Huntington – Site – https://vivirconella.com/inicio/

Como fazer reanimação cardíaca – Infográfico – Drauzio Varella – https://drauziovarella.uol.com.br/infograficos/como-fazer-reanimacao-cardiaca-infografico/

Engasgos mataram mais de 2 mil pessoas no ano passado, a maioria de idosos e bebês – Vídeo – Globoplay – https://globoplay.globo.com/v/12405580/

Engasgo: veja como fazer a manobra de Heimlich, técnica que pode salvar vidas – Saúde – g1 – https://g1.globo.com/saude/noticia/2023/12/03/entenda-como-fazer-a-manobra-de-heimlich.ghtml